Antes da discussão deste capítulo, sugiro que você assista ao episódio do programa da TV Cultura "Tudo que é sólido pode derreter".
Esse episódio conta a história do casal de namorados mais popular do colégio, Dalila e João Felipe, separa-se, gerando uma onda de boatos. De uma hora para outra, eles nem se cumprimentam mais, suscitando versões sobre a infidelidade dos dois. Deixando vir à tona discretamente um possível interesse romântico seu por João, Thereza o apoia. Mas também percebe uma mudança física em Dalila - ela não está tão exuberante como antes, seu olhar é distante, um olhar triste. Thereza o compara ao de Capitu, de “Dom Casmurro”, um olhar de mar ressacado. Mas contrapondo-se ao romance de Machado de Assis, narrado pelo ponto de vista do homem, Thereza decide conhecer a versão de Dalila, a versão de Capitu.
Bentinho faz uma breve descrição de Capitu. Suas feições, vestimentas e maneiras. Quanto ao sentimento, o que ele já demonstra depois de revelada a sua paixão?
a) Timidez.
b) Raiva.
c) Medo.
Debate em grupo:
Quando você se dá conta de que se apaixonou por uma pessoa, como você se comporta diante dela? E se for um amigo(a) muito próximo(a)?

(A) Timidez.
ResponderExcluirFico com vergonha, com calafrio, até com um pouco de medo, más tenho vontade de abraça-lá e não soltá-la mais, e tento mostrar para a pessoa que eu estou apaixonada por ela. Se a pessoa for um amigo, tento mostrar para ela o que sinto.
Alternativa A, timidez.
ResponderExcluirEu fico muito tímida, tento não demonstrar, mas é impossível, fico com medo de cometer micos na frente dessa pessoa e tento ser eu mesma, mesmo que a timidez tome conta de mim e me impeça de fazer muitas coisas. Se fosse um amigo muito próximo, o que nunca aconteceu (por enquanto), creio que me comportaria da mesma maneira, ficaria tímida, e não conseguiria disfarçar, e logo o amigo perceberia.
Verdade, né jaqueline.. rs
Excluir(a) A h, fico sem graça e tento não demonstrar sentimento pela pessoa, jogo algumas indiretas, minha barriga "treme". Se fosse algum amigo próximo, seila eu falaria pra ele!
ExcluirAlternativa A.
ResponderExcluirFico nervosa, sem saber o que fazer, o que falar...
Acho que eu tentaria ignorar o sentimento com medo de perder a amizade.
(A) Bentinho tinha muita vergonha quando ficava perto de Capitu
ResponderExcluira) Timidez.
ResponderExcluirFico envergonhada, evito falar com a pessoa para não me enrolar rs.
Se for um amigo, próximo ou não, esqueceria a paixão pois prefiro uma amizade!
a) Timidez.
ResponderExcluirEu evito conversar com a pessoa para não me enrolar na hora de falar.
Se for um amigo muito próximo, eu esqueceria a paixão, pois prefiro uma amizade a uma paixão.
Timidez.Eu sempre demonstrava , agora estou mais discreta ,fico trêmula ,sem graça . Se fosse um amigo mesmo me abriria e falaria oque está acontecendo .
ResponderExcluir(A) Timidez.
ResponderExcluirÉ realmente, eu sempre fico com vergonha e acabo me comportando de um jeito muito estranho. E na maioria das vezes pago mico, principalmente com as minhas risadas estranhas e escandalosas (risos).
(C) com medo,pois se estou muito apaixonado por uma pessoa tenho medo de perde-la por algo ou alguem melhor do que eu,e se for um amiga eu iria falar para ela.
ResponderExcluir(a)quando você esta amando e esta perto da pessoa você não sabe o que fazer a língua trava a respiração fica ofegante ou seja tudo que você não queria acontece -yuri
ResponderExcluiralternativa (a) fico com o coração batendo,não consigo falar e começo a soar
ResponderExcluira) Timidez.Eu fico envergonhada,nervosa...
ResponderExcluirTentaria esconder o meu sentimento,não teria coragem de falar.
A) Timidez.
ResponderExcluirFico com vergonha, com calafrio, até com um pouco de medo, más tenho vontade de abraça-lá e não soltá-la mais, e tento mostrar para a pessoa que eu estou apaixonada por ela. Se a pessoa for um amigo, tento mostrar para ela o que sinto.